4 Benefícios da Fruta Biri-Biri – Para Que Serve e Propriedades

Biri-biri

Veja quais são os benefícios da fruta biri-biri e para que serve em nosso organismo de acordo com as propriedades que ela pode fornecer.

Tem gente que é meio avessa a novidades e vira a cara para os alimentos que não conhece. Entretanto, isso nem sempre é uma boa ideia, pois ao recusar algo mais diferente, a pessoa pode deixar de consumir algo que pode ser não somente saboroso, como também nutritivo para o seu organismo.

E é justamente por isso que vale a pena conhecer as frutas exóticas que são super alimentos, além de algumas frutas exóticas brasileiras e seus benefícios. Por exemplo, que tal conhecermos os benefícios da fruta biri-biri e entender para que serve?

Pois bem, o biri-biri (Averrhoa bilimbi) é uma fruta de formato cilíndrico que faz parte da família Oxalidacae, a mesma da carambola. Ele pode medir entre 4 cm a 10 cm e é conhecido também pelos nomes de bilimbi, bilimbino, amarela de caramboleira, azedinha ou limão caiena.

Provavelmente
originário das Ilhas Moluscas, a fruta é cultivada na Índia, Malásia, Tailândia
e em vários países na América do Sul como o Brasil. Por aqui, ela é produzida
principalmente nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas e Pará,
embora a sua distribuição se dê em todo o território nacional.

As informações são do estudo “Lesão renal aguda como complicação da ingestão excessiva de suco do fruto biri biri (Averrhoa bilimbi)”, de autoria de Raphael Pereira Paschoalin, Luana Andrade Santos de Jesus, Nathália Pereira Paschoalin, Túlio Coelho Carvalho, Cassiano Augusto Braga da Silva e Miguel Moysés Neto.

Para que serve – 4 benefícios da fruta biri-biri

1. Fonte de fibras

O fruto da biri-biri é rico em fibras, uma das importantes propriedades do alimento que merecem destaque porque, segundo o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, as fibras alimentares contribuem com o processo de digestão e colaboram com a prevenção da prisão de ventre.

Entretanto, as fibras devem ser adicionadas aos poucos à dieta porque aumentar a ingestão do nutriente muito rapidamente pode provocar efeitos colaterais como flatulência exagerada, inchaço e cólicas, avisou o MedlinePlus.

2. Antiescorbútico

Segundo informações do livro “Fruticultura Brasileira”, de autoria de Pimental Gomes, o fruto da Averrhoa bilimbi é conhecido como um antiescorbútico, ou seja, um agente que previne ou trata o escorbuto.

O escorbuto é uma condição de saúde rara, caracterizada por uma deficiência severa de vitamina C, que geralmente é tratada através do acréscimo do nutriente na dieta por meio do consumo de frutas e vegetais e do uso de suplementos indicados pelo médico, conforme explicou o Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) do Reino Unido.

Caso
você tenha sido diagnosticado com a condição, pergunte ao seu médico se e como
o biri-biri pode contribuir com o seu tratamento. Não substitua o tratamento já
prescrito pelo profissional somente pela fruta porque isso pode ser
insuficiente e, por consequência, perigoso para a sua saúde.

3. Fonte de vitamina C

Se o biri-biri é considerado por alguns como um agente antiescorbútico, é de suspeitar que uma de suas propriedades nutricionais seja justamente a vitamina C.

Essa hipótese é confirmada pela dissertação de mestrado “Caracterização Físico–Química e Compostos Biativos de Frutos Biribiri (Averrhoa bilimbi L.)“, de autoria de Bruna Guimarães Figueiredo, que apresentou os frutos de biri-biri como donos de concentrações elevadas de vitamina C.

Você provavelmente já sabe que o nutriente é importante para a saúde, mas sabe citar por quais motivos ele é tão necessário? Bem, uma das razões é que a vitamina C faz parte do grupo dos antioxidantes, substâncias que bloqueiam parte dos danos provocados pelos radicais livres, esclareceu o MedlinePlus.

Para entender a relevância disso, é preciso registrar um esclarecimento do MedlinePlus: os radicais livres exercem um papel no desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, doença no coração e artrite e o seu acúmulo no organismo ao longo do tempo é amplamente responsável pelo processo de envelhecimento.

A vitamina C também é importante para o tecido conjuntivo, atua na formação de uma proteína empregada na construção da pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos, promove a cicatrização, trabalha na reparação e na manutenção de ossos, dentes e cartilagens e contribui com a absorção de ferro por parte do organismo.

4. Limpeza e brilho

De acordo com o estudo “Lesão renal aguda como complicação da ingestão excessiva de suco do fruto biri biri (Averrhoa bilimbi)”, o suco da fruta pode ser utilizado para remover manchas de ferrugem em roupas e para dar brilho a utensílios metálicos.

A fruta biri-biri e o perigo de lesão renal

O estudo “Lesão renal aguda como complicação da ingestão excessiva de suco do fruto biri biri (Averrhoa bilimbi)” traz o relato do caso de um paciente de 50 anos de idade, que sofria de hipertensão, que apresentava uma função renal normal.

A
pesquisa conta que ele consumiu uma quantidade elevada de suco da fruta em
jejum para tratar a sua hipertensão e, em decorrência disso, desenvolveu um
quadro agudo de lesão renal, associado a dores lombares, soluço e diarreia.

“Assim
como outros frutos ricos em oxalato, (o biri-biri) pode provocar lesão renal
aguda”, apontaram os responsáveis pelo trabalho. O estudo foi divulgado em 2014
no Jornal Brasileiro de Nefrologia e é de autoria de Raphael Pereira
Paschoalin, Luana Andrade Santos de Jesus, Nathália
Pereira Paschoalin, Túlio Coelho Carvalho, Cassiano Augusto Braga da Silva e
Miguel Moysés Neto da Clínica Senhor do Bonfim, do Hospital Espanhol e da
Universidade de São Paulo (USP).

O caso apresentado pela pesquisa não evidencia somente como o uso excessivo da fruta biri-biri pode ser perigoso para a saúde, mas também como utilizar um produto natural para lidar com uma doença não é algo inofensivo.

Portanto, antes de utilizar o biri-biri para qualquer finalidade, é essencial que você consulte o seu médico para saber se pode usá-lo e como a fruta pode ser empregada com segurança no tratamento em questão.

Se o biri-biri em excesso fez mal para um paciente com uma função renal normalizada, isso indica que a fruta pode ser perigosa para aqueles que já têm ou possuem risco de desenvolver problemas nos rins. Para confirmar isso, converse com o seu médico a respeito da fruta.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios da fruta biri-biri? Pretende experimentar e incluir na sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 4 Benefícios da Fruta Biri-Biri – Para Que Serve e Propriedades Aparece primeiro em Mundo Boa Forma