Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

3 dicas para organizar um aniversário infantil

Completar um ano de vida é um momento muito especial na vida de todas as pessoas, inclusive na dos pequenos. Confira como deixar esse momento mais especial para a sua criança

Todos os países possuem características pelas quais são conhecidos mundialmente. Os franceses, por exemplo, são conhecidos por serem elegantes, os estadunidenses por gostarem de fast food e os brasileiros são conhecidos pelo futebol, por serem pessoas carinhosas, além de gostarem de festejar.

Apesar de algumas pessoas de fora exagerarem em como o povo brasileiro gosta de festejar, a celebração por pequenas e grandes coisas é uma realidade na nossa sociedade. Gostamos de celebrar um novo emprego, a conclusão de um novo ciclo e o começo de uma nova jornada, como aniversários.

Desde pequenos, a maior parte das pessoas têm festas para comemorar o encerramento de um ciclo e o começo de um novo. Desde mesversários a aniversários, gostamos de incrementar nossas festas e, por vezes, trazer um tema. Pode ser uma festa a fantasia das princesas da Disney, de um desenho que a pessoa gosta, de um time de futebol ou até mesmo de um meme. 

No entanto, nem todas as pessoas gostam de fazer uma festa para comemorar o aniversário. Preferem uma reunião ou algo íntimo com amigos e famílias. Mas também há pessoas que fazem das festas de aniversário um ritual anual para celebrar sua vida.

Além disso, existe um público que aprecia com afinco festas de aniversário, sobretudo as temáticas. Comemorar o aniversário de uma criança é um marco para ela, uma vez que, além de celebrar a vida e sua jornada até ali, ela se diverte com seus amigos, dançam, conversam, brincam, vira um momento de verdadeiro lazer e de memória. Mas, pode também ser um desafio preparar um aniversário infantil. Por isso, separamos algumas dicas para não errar nas escolhas.

Ouça a criança

Por vezes, quando a criança vai ficando mais velha, ela começa a rejeitar as festas infantis. Algumas não gostam desde pequeno, enquanto outras adoram e engajam e possuem diversas ideias sobre como ela deveria ser. Por isso, ouça o que a criança tem a dizer sobre a festa.

No entanto, é importante refinar algumas ideias e se concentrar no que é possível fazer ou adaptações. Por exemplo, se a criança pedir um elefante para a festa, por que não fazer a brincadeira de colocar o rabo do elefante em um desenho ou fazer bexigas de elefante para compor a decoração? 

Conforme ela expõe seus desejos, converse com ela sobre o que é possível e sobre adaptações, explicando o porquê de cada coisa. Pode ser também um momento de aprendizagem e de conexão com sua criança.

Com tema ou sem tema?

Um dos pontos principais de uma festa é se terá tema ou não. Por isso, decida isso quanto antes para investir também na decoração. Além disso, o bolo também pode ser preparado com a temática. Se for uma festa à fantasia, deixe isso claro no convite, a fim de que as outras crianças tenham tempo para preparar suas fantasias.

Brincadeiras

A maior parte das crianças gostam de brincar. Por que não aproveitar esse momento para desconectar e fazer brincadeiras com as crianças, como caça ao tesouro, elefante colorido, pega-pega e esconde-esconde?

Além de desconectar um pouco das telas, sua criança terá um momento de conexão com os amigos, fortalecendo a amizade e criando novas. É um momento especial e fora da rotina, por isso, você pode inovar como preferir, inclusive fazendo uma festa no parque, por exemplo, como um piquenique. Dessa forma, terão mais espaço também.