10 itens que você não deveria passar no rosto

O skincare ou cuidado com a pele tornou-se algo bem popular nos últimos tempos. E o rosto agradece! Entretanto, ele não fica muito feliz quando resolvemos apelar a receitas caseiras que prometem maravilhas, mas na verdade, não ajudam em nada.

Pelo contrário: algumas podem até fazer mal para a cútis! Você sabe quais são os itens que não devemos passar no rosto? Alguns deles, você vai conhecer na lista a seguir:

1. Leite materno

Leita materno

Vital para a saúde dos bebês, ele está presente em algumas receitas de beleza que prometem reduzir as espinhas e acalmar a pele. Embora não faça mal, considera-se melhor usar produtos próprios para a pele com ácido láurico, um composto útil para a pele presente no leite materno.

Por sua vez, o leite materno deve ficar com os bebês. Especialmente porque algumas mães têm problemas na produção do leite e precisam de doações do líquido para alimentar os seus filhos.

2. Água oxigenada

Enquanto alguns aconselham usar o produto para combater espinhas porque ele mata bactérias, é crucial saber que a água oxigenada pode causas danos às células da pele. Isso inclui os fibroblastos, que auxiliar a formação de tecidos e a cura de feridas.

Além disso, não é uma boa usar o produto para higienizar cortes e arranhões. Em seu lugar, recomenda-se usar a boa e velha dupla: água e sabão.

3. Desodorante

Ter muito suor no rosto incomoda, não é mesmo? Pois é, mas passar desodorante na face para amenizar o problema não é uma estratégia inteligente. Isso pode obstruir os poros e até mesmo causar uma reação alérgica, já que a pele do rosto é sensível.

Se você sua muito no rosto, consulte um médico dermatologista para saber como amenizar o problema de forma segura.

4. Tinta de cabelo

Tinta capilar

Você certamente já ouviu falar do truque de pintar as sobrancelhas como a mesma tinta que usou para pintar os cabelos. Tudo para ficar com a mesma tonalidade. Mas isso não deve ser feito: a tinta capilar não é segura o bastante para as sobrancelhas.

Ao fazer isso, corre-se o risco de queimar a pele ou irritar os olhos. Quer harmonizar a cor das sobrancelhas e dos cabelos? Usar um gel para sobrancelhas, rímel ou sombra são as recomendações.

5. Urina

Sim, é nojento, mas tem gosto e coragem para tudo, não é mesmo? O argumento para passar urina no rosto é que ele contém ureia, uma substância também presente em cremes. Mas a ureia dos cremes é feita em laboratório.

A substância aumenta a capacidade da pele de absorver e reter umidade, mas acredita-se que o xixi não tenha ureia o bastante para trazer benefícios neste sentido. Isso sem contar o cheiro horrível que deve ficar no rosto, não é mesmo?

6. Spray de cabelo

Spray capilar para fixar maquiagem no rosto é uma péssima ideia porque os ingredientes do produto podem ressecar a pele ou resultar em uma reação alérgica. Para fixar a maquiagem ou obter qualquer outro efeito no rosto, use itens próprios para o rosto.

7. Suco de limão

O suco de limão tem vitamina C, que está presente em diversos produtos de beleza. Então, para economizar eu posso passar suco de limão no rosto, certo? Errado, o barato pode sair caro: a bebida é ácida e pode irritar o rosto.

Há ainda o risco de ganhar uma queimadura ao sair no sol com o suco de limão ainda no rosto, devido à fitofotodermatite. Esse nome difícil refere-se a um problema na pele resultante da combinação entre o contato com uma planta e a exposição ao sol.

8. Óleo de coco

Assim como o leite materno, o óleo de coco também possui ácido láurico. Então, por que não devemos passar óleo de coco no rosto? Porque ele tem aproximadamente 90% de gorduras saturadas, que podem obstruir os poros.

9. Cola

Já encontrou nas redes sociais receitas de máscaras faciais feitas à base de cola branca? Então, fuja delas! Além de não funcionar, elas podem gerar a irritação na pele e romper pequenos vasos sanguíneos.

Como se não bastasse, há o risco de arrancar sem querer a camada superficial da pele ao usar essas máscaras de cola.

10. Esmalte

Já pintou o rosto para o carnaval ou uma festa à fantasia com esmalte? Saiba que não deveria ter feito isso. A maior parte dos esmaltes possui as substâncias acetato e formaldeído, que podem irritar a pele.

Outro problema é que para tirar o esmalte do rosto, será preciso usar removedores de esmalte. Esses produtos contêm compostos ainda mais agressivos como as acetonas, que podem causar ainda mais danos na pele.

Portanto, reserve os esmaltes para embelezar as unhas e faça pinturas no rosto apenas com produtos próprios para pintar o rosto.

Fontes e Referências Adicionais

Você já passou um desses itens no rosto? Teve alguma reação grave? Conte para nós como foi nos comentários abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 10 itens que você não deveria passar no rosto Aparece primeiro em Mundo Boa Forma