10 alimentos ruins para enxaqueca

Dor de cabeça

Enquanto existem alimentos bons para combater a enxaqueca, também existem os ruins.

Se você sofre com fortes dores de cabeça, pode ser importante conhecer esses alimentos prejudiciais à enxaqueca, além dos convencionais remédios mais usados que podem ajudar.

Confira quais são os 10 alimentos inimigos da enxaqueca e por que eles podem acabar causando essa dor que chega a ser insuportável.

Alimentos ruins para enxaqueca

O gatilho que desencadeia a sua dor de cabeça – ou classe de alimentos – pode ser difícil de identificar, mas aqui estão alguns dos alimentos suspeitos mais comuns para a maioria das pessoas que sofrem com muita dor de cabeça frequentemente:

1. Chocolate

Segundo a American Migraine Foundation, o chocolate é considerado o segundo gatilho mais comum para enxaquecas depois do álcool, afetando cerca de 22% das pessoas que sofrem de enxaqueca no dia a dia.

Isso acontece porque ele contém cafeína e também beta-feniletilamina, que em algumas pessoas pode desencadear dores de cabeça.

Um estudo descobriu que, comparado a um placebo, o chocolate desencadeou a enxaqueca em 42% dos participantes.

2. Carnes processadas e curadas

Carnes curadas e processadas, como por exemplo bacon, salsicha, linguiça, presunto, entre outros, geralmente incluem nitritos e nitratos.

Um estudo constatou que 5% das pessoas com histórico de enxaqueca eram estatisticamente mais propensas a sentir dor de cabeça nos dias em que consumiam nitritos.

Esses alimentos ruins para enxaqueca podem liberar óxido nítrico no sangue, o que pode dilatar os vasos sanguíneos no cérebro.

3. Alimentos salgados

Alimentos salgados – especialmente processados, ​​que podem conter conservantes nocivos – podem desencadear crises de enxaquecas em algumas pessoas porque consumir altos níveis de sódio pode aumentar a pressão arterial.

4. Adoçantes artificiais

Muitos alimentos processados ​​contêm adoçantes artificiais que são usados ​​como alternativas ao açúcar para quem tem diabetes. Acontece que esses adoçantes podem causar enxaquecas. Em particular o aspartame.

Os especialistas não sabem ao certo por que o aspartame pode desencadear uma enxaqueca, mas afirmam que as pessoas sensíveis a ele devem evitar alimentos ricos ou que o contenham – especialmente refrigerantes diet, zero e light.

5. Cafeínas

Um pouco de cafeína pode realmente ajudar a aliviar uma dor de cabeça, mas ela é uma faca de dois gumes. Quando você consome cafeína todos os dias, pode ficar dependente dela. Assim, no dia que você consumir menos do que a quantidade habitual, pode ter dor de cabeça.

Por outro lado, o excesso também pode causar enxaqueca, por isso preste atenção nos alimentos que contêm cafeína e no seu consumo diário.

6. Bebidas alcoólicas

Quando se trata de alimentos inimigos da enxaqueca, as bebidas alcoólicas são consideradas um dos produtos mais comuns. Acredita-se que vinho tinto e a cerveja sejam gatilhos para cerca de 25% das pessoas que sofrem de enxaqueca regularmente.

Alguns pesquisadores dizem que isso ocorre porque o álcool causa desidratação, o que contribui significativamente para o desenvolvimento de dores de cabeça.

Por outro lado, os taninos, conservantes de sulfato e outros contaminantes presentes no vinho também podem desempenhar um papel importante nas dores de cabeça.

7. Alimentos gelados

Comer alimentos e beber bebidas muito geladas como sorvetes ou raspadinhas pode causar dores na cabeça.

É mais provável que você tenha as dores que se tornam enxaquecas se estiver ingerindo esse tipo de alimento de forma rápida ou após o exercício, enquanto o seu corpo continua mais quente que o habitual.

8. Alimentos com glutamato monossódico (MSG)

O glutamato monossódico (MSG) é um ácido glutâmico que existe naturalmente no corpo das pessoas e também está presente em certos alimentos. Ele é considerado seguro, mas algumas pesquisas o vinculam à enxaqueca.

A American Migraine Foundation observa que esse ingrediente pode desencadear enxaquecas graves em 10 a 15% das pessoas que sofrem desse mal. Outros conservantes também podem desencadear enxaquecas em algumas pessoas.

9. Queijos envelhecidos

A culpada pelos queijos envelhecidos serem alimentos ruins para enxaqueca é a tiramina, que é formada quando o envelhecimento de um alimento gera a quebra de suas proteínas.

Quanto mais tempo o queijo envelhecer, maior será o seu teor de tiramina. Alguns exemplos de queijos envelhecidos são: queijo brie, feta, cheddar, queijo azul, suíço, mussarela, parmesão, roquefort, entre outros.

10. Alimentos fermentados e em conserva

Assim como os queijos envelhecidos, os alimentos em conserva e fermentados podem conter grandes quantidades de tiramina, e por isso são considerados alimentos ruins para enxaqueca.

Se você acredita que algum desses alimentos podem ser responsáveis por sua enxaqueca, é fundamental evitar consumi-los. No entanto, se ela persistir, não deixe de procurar o seu médico.

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem o costume de consumir alguns destes alimentos ruins para enxaqueca? Pretende reduzir agora que sabe que podem estar causando a condição? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 10 alimentos ruins para enxaqueca Aparece primeiro em Mundo Boa Forma